quinta-feira, 12 de março de 2009

A cabana de Roald Dahl

Seguindo o mapa deixado no blogue O Livro Infantil, cheguei facilmente à cabana secreta de Roald Dahl. Foi neste espaço, construído nas traseiras do seu jardim, que Dahl escreveu dezenas de livros para crianças, não permitindo que ninguém entrasse, nem sequer para fazer limpezas.
Podemos ver o cadeirão de Dahl e, logo em frente, a mesinha de apoio forrada a tecido de feltro, onde costumava escrever. Se abrirmos a caixa de informação correspondente, ficamos a saber que Dahl tinha por hábito escovar esta mesa, muitas vezes suja de restos de borracha, antes de começar a trabalhar. Outro hábito do escritor: afiar os seis lápis de carvão amarelos, que também lá estão, dentro de uma caneca de loiça, ao lado do cadeirão.
Junto aos lápis, outros objectos intrigantes cuja história rapidamente conhecemos: a cabeça do fémur do escritor, retirada por um cirugião que diz ter sido a maior por ele já vista, restos da espinhal medula de Dahl, uma baleia esculpida em osso de baleia...
Impressionante o que nos traz a internet com meia dúzia de passos. O espaço íntimo de um escritor, a possibilidade de espreitar os papéis que se amontoam no seu caixote do lixo ou de quase tocar a almofada onde pousava os pés enquanto escrevia.

Para entrar na cabana, siga por aqui até encontrar uma porta de madeira amarela.
Se lhe cheirar a rosas, é porque já não está longe...

Sem comentários: